Tipos de Lixo


Todos nós sabemos que o aumento populacional contribui bastante com o consumismo, que faz gerar vários problemas ambientais. Este é o caso do Lixo Urbano que pode ter muitas origens. Confiram a postagem e descubram os tipo de Lixo Urbano.







Lixo orgânico


O lixo orgânico é resultado de descartes em residências, escolas, empresas e até mesmo da natureza, tomemos como exemplo as carnes, os vegetais, os frutos, as cascas de ovos, papel, madeira, ossos, sementes, entre outros, são a grande parte de restos dos exemplos citados que são classificados por lixo orgânico. Outro exemplo do lixo orgânico são os dejetos humano, como as fezes e urinas, que causam muitas doenças se forem eliminados em locais inadequados ou mal estruturado.
Lixo industrial

São os resíduos, principalmente sólidos, originários no processo de produção das indústrias. Geralmente é composto por sobras de matérias-primas, destinados à reciclagem ou reuso no processo industrial.
Exemplos: retalhos de tecido, sobras e retalhos de metal, embalagens de matéria-prima, sobras de vidro e etc.

Lixo radioativo

Provindos principalmente pelo vazamento radioativo de aparelhos de raio-X e em maiores escalas das usinas nucleares, no Japão, por exemplo, são produzidos cerca de uma tonelada de resíduos radioativos que são transportados para a França e para o Reino Unido.

Lixo urbano

Diferente do que possa parecer, o lixo urbano resulta de todas as ações e atividades realizadas pelo ser humano, sendo nas residências, nas indústrias, nos hospitais e o também os lixos tecnológicos, somando todos os que já foram citados.
Algumas mudanças que podem diminuir os problemas do lixo urbano são:
  • Menor produção de lixo por pessoa;
  • Reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, etc.
  • Boas ideias (sacola reciclável, que já está sendo adotada em várias cidades do Brasil como meio de reduzir a utilização de sacos plásticos);
  • Aterros sanitários, que seguem procedimentos de segurança, possuindo sistemas de drenagem e tratamento de resíduos.
Lixo hospitalar

São os resíduos originados em hospitais e clínicas médicas. São perigosos, pois podem apresentar contaminação e transmitir doenças para as pessoas que tiverem contato. Devem ser tratados segundo padrões estabelecidos, com todo cuidado possível. São destinados para empresas especializadas no tratamento deste tipo de lixo, onde geralmente são incinerados.
Exemplos: curativos, seringas e agulhas usadas, material cirúrgico usado, restos de medicamentos e até mesmo partes do corpo humano extraídos em procedimentos cirúrgicos.

Lixo eletrônico

São os resíduos gerados pelo descarte de produtos eletroeletrônicos que não funcionam mais ou que estão muito superados.

Exemplos: televisores, rádios, impressoras, computadores, geladeiras, micro-ondas, telefones e etc.





Referências: http://www.educacao.cc/ambiental/tipos-de-lixo-organico-eletronico-hospitalar-radioativo-urbano-industrial/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Lixo Urbano Blog Design by Ipietoon